Jardinópolis / SP 21º  Tempestades isoladas  17º

História de Jardinópolis

Jardinópolis é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º01′04″ Sul e a uma longitude 47º45′50″ Oeste, estando a uma altitude de 590 metros. Sua população estimada em 2013 era de 40.640 habitantes.

Possui uma área de 503,355 km². Esta situada a 335 quilômetros da capital São Paulo, 18 quilômetros de Ribeirão Preto (capital brasileira do agronegócio) e a 22 quilômetros de Sertãozinho (maior polo sucroalcooleiro mundial).

Mapa de Jardinópolis

Jardinópolis surgiu de um pequeno povoado na época, distrito de Batatais, nas proximidades do Rio Pardo, que por apresentar uma ilha em seu curso, teve como primeiro nome, Ilha Grande. Em 1896, teve o seu nome mudado para Jardinópolis, em singela homenagem ao precursor republicano Antônio Silva Jardim, desaparecido tragicamente na cratera do vulcão Vesúvio, na Itália.

Teve sua emancipação política em 27 de Julho de 1898 e em 18 de Fevereiro do ano seguinte foi criada a Comarca sob Lei Estadual n.º 5.285.

Um fato curioso do município foi que, o primeiro prefeito, o Dr. João Muniz Sapucaia, em sua gestão construiu o Cemitério Municipal, mas vindo este a falecer, ele mesmo o inaugurou.

Sua população é originaria de imigrantes italianos, sírio-libaneses, japoneses, portugueses e espanhóis, respectivamente. Sendo que, a maioria veio para a cidade, dedicando-se principalmente a industria cafeeira e posteriormente, ao cultivo da cana de açúcar, enquanto os que não se dedicavam a agricultura, estabeleceram principalmente, a pratica do comércio. Também, para Jardinópolis migraram famílias de nordestinos, que buscando o garimpo a caminho de Minas Gerais, mas aqui se estabeleceram. Devido a proximidade com municípios maiores, o processo de desenvolvimento econômico no município foi lento.

Fonte: Prefeitura Municipal