A Semana do Livro, Leitura e Biblioteca “Dr. João Baptista Berardo”, ainda em sua primeira edição, foi criada pela Lei Municipal nº. 4493 de 18 de julho de 2018 e realizada pela Prefeitura Municipal de Jardinópolis entre os dias 20 e 25 de maio na Praça Coronel João Guimarães.
O evento contou com uma extensa programação rica em cultura e diversidade, apresentações de teatro, palestras, oficinas, bate-papos, coral, entre outras, encantaram e divertiram o público que esteve presente. Porém a programação não se limitou apenas ao espaço da praça, também ocorreram atividades na Câmara Municipal, Biblioteca Municipal e nas Escolas.
Com uma programação voltada para o público de todas as idades o evento foi um grande sucesso, em especial entre as crianças e adolescentes. Durante o período de acontecimento estiveram presentes os alunos das escolas da rede municipal e de projetos sociais da cidade, além da população como um todo.
No decorrer da semana ocorreram bate-papos com os autores Ignácio de Loyola Brandão, Marco Túlio Costa, Semíramis Paterno, Menalton Braff e Stella Maris Rezende, onde puderam falar de suas obras, vida e da importância da leitura e literatura. O evento também contou com a presença dos escritores locais Cléber Castilhano Vilares, João Baptista Cilli, Fernando Ferrone Corrêa, Haroldo Costa Filho, Vasco Pereira de Oliveira e Renato Silva.
Entre as muitas apresentações que ocorreram no último dia destaca-se a “Noite dos Livros e das Rosas”, ação que há 3 anos é realizada pelos Amigos das Bibliotecas de Jardinópolis, com o objetivo da democratização do livro. Por indicação de Galeno Amorin, este ano, a ação popular aconteceu dentro da Semana do Livro, Leitura e Biblioteca onde foram doados 3.500 livros com rosas e muita arte.
Galeno Amorin também esteve no palco, onde pode falar sobre seus projetos voltados para a disseminação da leitura e das bibliotecas. O músico e compositor Eduardo Santhana realizou a última apresentação da 1ª. Semana do Livro, Leitura e Biblioteca de Jardinópolis.