"Jardinópolis será uma cidade 300%, uma cidade saudável", declarou o governador Geraldo Alckmin nesta terça-feira, 7, durante assinatura de convênio para a construção de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), em parceria com a prefeitura.
Serão investidos R$ 15 milhões na obra, que faz parte do Programa Água Limpa e será realizada pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica). A estação tratará 100% do esgoto da cidade, com capacidade para atender mais de 45 mil habitantes, população estimada para 2030.
"São Paulo vai universalizar o saneamento no interior até o ano que vem. Já assinamos o convênio, a obra será licitada em 30 dias e vamos tirar 68 toneladas de carga orgânica por mês no córrego do Matadouro", disse Alckmin. Além da estação, serão construídos um conjunto de lagoas para tratamento de água com bactérias aeróbias e anaeróbias e 2 mil metros de coletores de esgoto.
Outros anúncios
Durante o evento, Alckmin destacou que o Governo já liberou recursos para aquisição de um caminhão, uma ambulância e um ônibus escolar. O governador anunciou também obras na rodovia Artur Costa Curta. "São 8 mil veículos por dia, em média, que passam pela rodovia. Em 5,5 km, vamos fazer duplicação, um viaduto sob a ferrovia, além das marginais. Uma grande obra, com investimento de mais de R$ 12 milhões", disse.
Para a educação, Alckmin autorizou a construção de uma unidade do Creche Escola, no bairro Pereira Lima, em parceira com a Prefeitura local e anunciou ainda a construção de uma Escola Estadual no Jardim São Lucas, com oito salas e capacidade para mil alunos, através de um convênio com a FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação).
O município de Jardinópolis já conta com três cursos descentralizados da Etec de Serrana. Visando uma maior capacitação técnica dos alunos da região, Alckmin anunciou uma Etec na cidade, que deverá funcionar no prédio do antigo Sesi. "Nossos alunos poderão fazer o curso integrado. Durante a manhã, por exemplo, faz o ensino médio e a tarde faz o técnico. Sai com os dois diplomas e ganha um ano e meio, porque faz os dois juntos", declarou o governador.