A duplicação da estrada Dr. Arthur Costacurta, principal acesso a Jardinópolis (SP) pela Rodovia Anhanguera (SP-330), deve começar em julho. As obras, anunciadas na última terça-feira (7) pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), prometem colocar fim aos constantes acidentes em uma entrada improvisada para o bairro Jardim Morumbi.
Só nos últimos quinze dias, duas pessoas morreram em colisões no trecho. O problema, segundo relato dos moradores, é que os motoristas cruzam a estrada de pista simples para entrar no bairro, ignorando um trevo adequado para conversão a um quilômetro.
“Ao invés de parar no acostamento e diminuir a velocidade, os motoristas entram direto. Já vi vários acidentes, sempre da mesma forma. O único jeito de acabar com isso é fechar essa entrada”, afirmou a pensionista Eliane Alves de Souza, que mora em frente ao acesso. “Eu tenho dois filhos pequenos e eles ficam brincando na rua. É muito perigoso”, criticou.
Protesto
Em outubro do ano passado, moradores chegaram a realizar um abaixo-assinado, que foi entregue à Prefeitura de Jardinópolis, solicitando a construção de rotatória e passarela no local. O grupo alegava que o problema se arrastava por mais de 15 anos, desde que o loteamento foi inaugurado.
O vigilante João Paulo Brito contou que espera por ônibus intermunicipal todos os dias no local e também presenciou acidentes causados pela imprudência dos motoristas. “Quando os carros atravessam a pista para entrar no bairro, a gente corre um risco muito grande de ser atingido. Tinha que ter um ponto de ônibus”, sugeriu.
Sem saída
O secretário de Obras de Jardinópolis, Jorge Saquy Sobrinho, afirmou que a Prefeitura não pode tomar nenhuma medida para inibir os acidentes enquanto as obras de duplicação da pista não começarem, porque qualquer tipo de intervenção no trecho depende de autorização do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
De acordo com Saquy Sobrinho, a administração municipal enviará um documento ao DER nos próximos dias para que os dois órgãos comecem a discutir em cojunto uma solução provisória para o problema. "Com a duplicação não será mais possível cruzar a pista porque será construída uma defensa no meio da estrada. Enquanto isso, não podemos fazer nada sem autorização do DER.”