Na última segunda feira (11), durante a 5ª Sessão Ordinária de 2019 da Câmara Municipal de Jardinópolis, foi apresentado o Projeto de Resolução nº 002/2019 do Legislativo para a criação e formação de Comissão Temporária Especial de Assuntos Relevantes, voltada para a área da saúde do município de Jardinópolis, de autoria das vereadoras Marli Rodrigues Violante Pegoraro (Marli Pegoraro) e Ana Luísa Ortelani Valadares (Prof. Aninha).
Segundo consta no Projeto:
“Art. 2° A finalidade do presente estudo e obter conhecimento claro da realidade que envolve a questão saúde pública municipal afeta a Secretaria Municipal da Saúde do Município de Jardinópolis, que atinge toda a comunidade e compromete o atendimento, tratamento e encaminhamento dos pacientes, que procuram a rede pública municipal da saúde, devendo observar entre outras as funções de:
I - Esclarecer os fatos e as circunstâncias que envolve a questão da saúde, no município como um todo;
II - Promover esclarecimento circunstanciado dos casos concretos; e
III - Analisar os documentos anexos e apurar os fatos neles apontados, os quais deverão receber por parte da comissão uma atenção especial a fim de que sejam levantados os eventuais dispêndios do erário público sem real aproveitamento para a população.
IV - Recomendar a adoção de medidas e políticas públicas visando melhorias no atendimento da população.
Parágrafo Único. Para atingir o objetivo de esclarecimento e conhecimento dos reais motivos que envolve tal questão, a comissão também deverá observar e relatar com clareza e agregar o máximo de informações possíveis, além daquelas que julgar oportunas para o presente estudo.”
(Clique AQUI, para acessar o site da Câmara Municipal de Jardinópolis e conferir o Projeto na integra)
Durante sua fala, a vereadora Marli Pegoraro apresentou diversas fotos de equipamentos e utensílios que estão parados, amontoados ou guardados em algumas salas desocupadas do Pronto Atendimento Municipal “Leni Balan Jacomini”, e questionou por vários momentos os gastos, tanto com o prédio, como com a sinalização que foi espalhada pela cidade, na ocasião da inauguração do prédio, onde nessas placas se lia “Hospital de Jardinópolis”, mesmo não sendo um hospital de fato.
Além dessas informações, foi aberto um debate durante a discussão do Projeto, onde por algumas vezes os ânimos se exaltaram, tanto por parte dos vereadores, como de alguns munícipes que acompanharam tudo no local.
O vereador José Eduardo Gomes Júnior (Fofo), questionou que o projeto apresentava uma série de documentos anexos que não acompanhavam a cópia entregue para ciência do plenário e que, por isso, não se sentia à vontade para analisar e votar um projeto sem o inteiro conhecimento do seu teor. A sessão foi interrompida por 20 minutos para apreciação dos documentos.
Após a volta da sessão, o vereador, já a par dos documentos, concordou em seguir adiante com a aprovação do projeto.
O vereador Cleber Tomaz de Camargos (Cleber Bicicletaria), aproveitou para pedir a inclusão ou criação de nova Comissão, para a investigação do fechamento da antiga Santa Casa de Jardinópolis, uma dúvida que permeia a cidade de Jardinópolis até os dias de hoje. Seguindo essa ideia, o vereador José Euripedes Ferreira (Chupeta) pediu para que a Comissão investigasse do ano de 1997 até os dias de hoje, antes e durante o fechamento do hospital. Esse comentário gerou aplausos e algumas discussões entre os munícipes e o vereador.
Após toda discussão e novas ideias, o projeto foi votado e aprovado por unanimidade.
Quatro vereadores se colocaram dispostos para fazerem parte da Comissão: Prof. Aninha, Cleber Bicicletaria, Samuel Farah (Dr. Samuel) e André Zanata.
Como apenas três vereadores poderiam fazer parte, foi realizada uma votação entre eles e a Comissão ficou formada assim:
Presidente – Cleber Bicicletaria
Relator – André Zanata
Membro Integrante – Dr. Samuel.
Os trabalhos da comissão serão concluídos em até 180 dias com possibilidade de prorrogação de prazo, mediante apresentação de requerimento.