Antes de comentar sobre as partidas, vale registrar dois fatos curiosos que aconteceram na rodada de ontem pelo Janeirão.
Nas duas partidas, um dócil cãozinho invadiu a quadra e deu um show para a torcida, demonstrando muito mais habilidade do que alguns jogadores do Janeirão.
O outro fato foi a presença do árbitro “Para noooooooossa alegria”! Bastante solicito e com muita simpatia, ele atua em partidas oficiais pela Federação Paulista de Futebol e se chama Paulo Alessandro Gonçalves Teodoro. Ou seria, como ele mesmo disse que está sendo chamado, Cirilo da novela Carrossel?
ROMA x GRÁFIMARP
Na 1ª partida da noite pelo 32º Campeonato Municipal de Futsal de Jardinópolis, tivemos um verdadeiro duelo dos desesperados. Isso porque, tanto a equipe do Roma, quanto o GráfiMARP, buscavam a 1ª vitória para se recuperar no Janeirão.
De início, vale dizer que a partida não foi nenhum um primor de técnica e habilidade. Jogando muito mais na raça e na vontade, Roma e GráfiMARP travavam um confronto bastante truncado.
Quem acabou saindo na frente do placar foi o time grafimarpiano com o seu artilheiro Baldo. O Roma chegou ao empate com o inspiradíssimo pivô Bibo, autor de grandes jogadas em todos os jogos da sua equipe até aqui, surpreendendo pelo fato de que, no campeonato do ano passado, ele era goleiro reserva do próprio GráfiMARP. Porém, logo após o gol do Bibo, o time rosa empatou com o veterano Tuliano, encerrando o 1° tempo na frente do placar por 2 x 1.
A vantagem deveria significar uma tranquilidade maior para o GráfiMARP na etapa final. Mas não foi isso que aconteceu. O time voltou mal do intervalo e viu o Roma crescer na partida, criando várias oportunidades de empatar novamente o placar. Inclusive, um lance com o Bibo Cadamuro que, se ele faz gol, mereceria uma placa no ginásio.
No entanto, graças aos erros nas conclusões do time romano e a uma série de defesas espetaculares do goleiro Carlos Elieel, o GráfiMARP foi segurando a vantagem até que o artilheiro Baldo voltou para quadra inspirado e marcou mais três gols, decretando a vitória do time grafimarpiano por 5 x 1.
Com a vitória, o GráfiMARP respira no grupo B e segue acreditando na classificação. Já o Roma vê a sua situação se complicar ainda mais no difícil Grupo A.
O detalhe é que, sem contar com o Rodrigo Cruz no banco de reservas do GráfiMARP, já tinha torcedor palpitando após a partida que é melhor para a equipe rosa seguir apenas com o Álvaro Cruz, o Baiano, como treinador no restante do Janeirão.
UNIDOS x MORUMBI
A partida entre Unidos e Morumbi reservava uma incógnita: será que o Morumbi iria voltar a jogar bem como nas duas primeiras partidas do Janeirão, após o rendimento ruim na derrota para o Cruzeiro? Diante do poderoso tricampeão Unidos, o que se viu em quadra foi sim um Morumbi disposto a complicar para o bicho papão do Janeirão, marcando bem e criando boas chances de gol.
O “problema” para toda equipe que enfrenta o Unidos é que, embaixo dos três paus, existe alguém que não é normal: o Bezim. Mesmo sentindo o velho problema no ombro, o goleiro fez defesas espetaculares durante a partida e contribuiu muito para a vitória do time unidense.
Após o empate na 1ª etapa em 1 x 1, com gols do Juninho Lamonato para o Unidos e do Guiga para o Morumbi, a partida recomeçou no 2° tempo com o Morumbi contagiado por ter empatado e buscando a virada, ainda mais porque o Unidos não estava em uma noite muito boa, principalmente com o Murillo Bonini, que parecia um pouco displicente em quadra, longe das ótimas atuações nas partidas anteriores.
Apesar disso e do maior volume de jogo do Morumbi, quem marcou o 2° gol foi o Unidos, novamente com o Juninho Lamonato, que acertou um chutaço de direita do lado oposto da quadra, ao melhor estilo do seu treinador Zancan, quando este defendia as cores do Inca. A bola entrou bem no cantinho e furou a precária rede do gol defendido pelo Robson.
O gol tranquilizou o time do Unidos, que ampliou a vantagem com o Murilo Cunha, após bela triangulação na entrada da área adversária.
Precisando da vitória, o Morumbi procurou não se abater com os dois gols do Unidos e conseguiu diminuir o placar com o Sanderlan Farias, mas não evitou a vitória do adversário por 3 x 2.
Apesar de não ter gerado confusão em quadra, a partida teve dois lances polêmicos. No primeiro, a bola bateu no braço do defensor do Morumbi dentro da sua área, mas a arbitragem não considerou pênalti para o Unidos. Já no segundo lance, o árbitro anulou aquele que seria o gol de empate do Morumbi quando o placar estava 3 x 2 para o Unidos, alegando houve irregularidade na cobrança do lateral que originou o gol.
Opinião: achei que foi pênalti em favor do Unidos no lance dentro da área do Morumbi, assim como não considerei irregular a cobrança de lateral do Morumbi, tendo sido um erro a anulação do gol.