Moradores do bairro Santa Rita, em Jardinópolis (SP), reclamam que há pelo menos três anos sofrem com a falta d’água. Segundo relato dos vizinhos, o abastecimento acontece apenas durante a madrugada e, em algumas casas, é insuficiente para encher as caixas d’água
Esse é o caso da empregada doméstica Elza Ferreira Martins, que diz acordar todos os dias às 4h para encher baldes e tambores com água. “Não tem solução. A gente liga [na Prefeitura] e eles dizem que vão resolver, mas nunca resolvem. O jeito é guardar água para lavar roupa, fazer comida e até para dar descarga no banheiro.”
Elza mora na Rua Maria Estela Pereira de Almeida, onde o problema é mais crítico: os moradores relatam que apenas as casas com números pares são abastecidas com água. Vizinho da empregada doméstica, o motorista Carlos Zanata conta que já pediu ajuda dos vereadores na Câmara Municipal, mas o problema não foi resolvido.
“Eles não sabem explicar porque isso acontece: de um lado da rua tem água e do outro não. Um vereador me disse que um encanamento está encontrando com outro e a água fica dando voltas, por isso não chega até em casa”, explica Zanata.
Enquanto os moradores sofrem com o problema, um vazamento de água limpa persiste no meio da rua. O inspetor Márcio Vanzeli afirma que também entrou em contato com a administração municipal para relatar o caso, mas nada foi feito.
“Antes faltava água só aos finais de semana, mas agora é todo dia. Existem duas caixas d’água bem ao lado da minha casa e eu não entendo porque falta água”, reclama.
Sem chuva
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Jardinópolis informou que reconhece o problema, mas destacou que a situação se agravou por causa da estiagem. Segundo a administração, o bairro Santa Rita possui dois reservatórios e estudos estão sendo realizados para solucionar a falta d’água no local.