Uma mulher, com idade aproximada de 55 anos, caiu no golpe do falso sequestro na noite da segunda-feira (8). Ela recebeu uma ligação a cobrar de homens que diziam ter sequestrado sua filha. Como resgate, pediram que a mulher comprasse R$ 450 em créditos para celular.
O Sargento César, da Polícia Militar (PM), informou que na hora do desespero, a própria vítima informou aos bandidos o verdadeiro nome da sua filha. Segundo o Sargento, “em quase todos os casos é a vítima que revela o nome do parente ao ouvir a voz de alguém gritando por socorro na ligação”.
O Boletim de Ocorrência não foi registrado pela vítima, mas a PM resolveu divulgar o caso no Facebook do batalhão para alertar a população. “O golpe do falso sequestro voltou a registrar vários casos na nossa região”, informa o Sargento.
Dicas para não cair no golpe, segundo orientações da Polícia Militar:
- Se uma pessoa liga a cobrar para sua residência e se identificar como sendo da Polícia Militar, Bombeiros, Pronto Socorro ou qualquer órgão público perguntando se você tem algum parente na rua, não responda nada e desligue o telefone imediatamente, pois nós não ligamos para ninguém a cobrar”.
- Se ligam para sua casa perguntando "Quem fala?", não se identifique e pergunte com quem ela quer falar.
- Se você atender uma ligação na qual tem uma pessoa no fundo gritando "socorro mãe, me ajuda", não se desespere. Desligue o telefone e ligue para seus parentes. Normalmente os golpistas dizem para não desligar o telefone, mas esse é o jeito de ficar com você na linha e não deixar você entrar em contato com parentes.
- Para qualquer caso de emergência, a pessoa deve ligar para o 190.