Escola e creches fecham devido à falta d’água em Jardinópolis, SP
Moradores do Jardim Morumbi em Jardinópolis (SP) reclamam de falta d’água frequente. Nesta quinta-feira (3), as atividades em duas creches e uma escola municipal no bairro acabaram sendo suspensas porque as torneiras estavam secas.
A Prefeitura informou que a bomba do poço artesiano que abastece a região queimou, mas as equipes já trabalham para resolver o problema. A previsão é que o conserto seja concluído até sexta-feira (4) e o abastecimento seja normalizado.
As aulas nas creches municipais Maria Brilhadori Saquy e Padre Mose Skrycki, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Nair Saud Conti também devem ser retomadas nesta sexta-feira.
“Quando é assim, demora uma semana, duas semanas para voltar. Ontem, não tinha ninguém arrumando a bomba. Você liga para pedir um caminhão d’água e eles não vão. A gente fica só esperando”, reclama a dona de casa Laisla dos Santos.
Creches suspenderam as atividades devido à falta d'água em Jardinópolis, SP — Foto: Valdinei Malaguti/EPTV
Em setembro do ano passado, moradores do Jardim Morumbi e de outros cinco bairros também ficaram sem água por quatro dias. Na época, a justificativa dada pela Prefeitura foi a mesma: a bomba de um poço artesiano queimou e precisava ser substituída.
Sem reservatório em casa, Laisla decidiu buscar água na torneira instalada em uma praça no Jardim São Jorge, bairro vizinho, para poder beber e dar banho no filho. A mesma alternativa foi encontrada pela dona de casa Vera Cristina de Almeida.
“Não tem água para nada, nem para beber. Tenho que ir à pracinha buscar para lavar as louças e beber, cozinhar também. Não tenho caixa d’água. E para tomar banho? Não dá, é um sofrimento. Todo ano acontece isso”, reclama.
Louça suja acumula na pia devido à falta d'água em Jardinópolis, SP — Foto: Valdinei Malaguti/EPTV
A falta d’água suspendeu as aulas na escola onde estudam as três filhas da dona de casa Juliana Simplício Gomes. As meninas, de 4, 6 e 9 anos, passaram a manhã de quinta-feira. Nesta quarta-feira (2), a família foi à casa de um parente para tomar banho.
“Perderam aula, perderam matéria, mas já não é a primeira vez que isso acontece. Já acontece faz quase um mês. Você liga e é sempre a bomba, ou quebrou, ou queimou, é sempre a mesma desculpa”, critica Juliana.
Moradores recorrem a torneira em praça pública devido à falta d'água no Jardim Morumbi em Jardinópolis, SP — Foto: Valdinei Malaguti/EPTV