Um cavalo foi sacrificado após ser atingido por um carro na manhã deste sábado (23) na Rodovia Artur Costacurta. Ele foi um dos três animais a invadirem a pista depois de serem espantados pelo barulho de uma máquina agrícola em uma fazenda na região. O motorista e os três passageiros do veículo não ficaram feridos.
O condutor do carro que atingiu o animal, Antônio Castro Junior, disse que não conseguiu evitar a colisão, porque o tráfego era intenso no momento do acidente. “Brequei o carro, mas não deu tempo. Acabei colidindo com um deles”, afirmou.
O cavalo atingido chegou a se levantar e correr com as duas patas esquerdas quebradas até outro lado da pista. Ao se aproximar de uma plantação de soja, o animal se deitou e não conseguiu mais se levantar.
Uma empresa especializada de Ribeirão Preto (SP) foi encaminhada até o local e sacrificou o cavalo. O corpo será encaminhado para o aterro sanitário de Guatapará, onde será enterrado.
O veterinário responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), José Carlos Juliane Junior, conta que animais como o cavalo são difíceis de serem imobilizados, o que justifica o sacrifício na maioria dos casos.
Junior afirma que existe uma lei municipal que proíbe a criação de espécies de grande porte no perímetro urbano. “O pessoal do CCZ junto da Vigilância Sanitária intensificará as buscas desses animais. Donos de terrenos com esse tipo de animal serão notificados e em alguns casos multados.”
O proprietário dos animais que invadiram a pista não foi localizado.