Mais dois detentos fugiram do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Jardinópolis (SP) na noite desta sexta-feira (1º), segundo informações da Polícia Militar. Agora, já são sete o número de fugitivos em apenas 12 dias - a unidade prisional foi inaugurada em setembro. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) não se manifestou sobre o caso.
De acordo com a PM, os dois presos escaparam da mesma forma que os demais: pulando o alambrado. O CPP não possui vigilância armada e também não é cercado por muralhas, como no caso das penitenciárias, porque, segundo a SAP, no regime semiaberto a permanência do detento deve se caracterizar "muito mais pelo senso de auto-disciplina e auto-responsabilidade".
Até a tarde deste sábado (2), nenhum dos sete fugitivos havia sido recapturado. Procurada pelo G1, a SAP não se pronunciou sobre as fugas até a publicação desta matéria.
Fugas
A última fuga no local aconteceu no último sábado (26), quando outro detento também pulou o alambrado durante o banho de sol e fugiu correndo. O helicóptero Águia da PM sobrevoou a unidade e viaturas percorreram a Rodovia Cândido Portinari (SP-334), onde está localizado o presídio, mas o homem não foi encontrado.
Seis dias antes, na noite de 20 de outubro, mais dois conseguiram escapar pulando o alambrado em direção a um canavial, nos fundos do prédio. O caso se repetiu na tarde do dia seguinte, em 21 de outubro, quando outros dois também pularam o muro e fugiram correndo.
Nessa ocasião, a SAP informou que a Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário estava investigando as evasões da unidade e que um procedimento disciplinar havia sido instaurado para apurar a "prática de falta disciplinar" e "averiguar possível responsabilidade funcional."
Polêmica
Desde que a construção do presídio começou, há dois anos, a população de Jardinópolis realizou vários protestos contra o projeto. A principal alegação era de que a unidade prisional, com capacidade para 1.048 detentos, aumentaria a insegurança e o número de crimes na cidade e no distrito de Jurucê.
A unidade está localizada na zona de expansão urbana de Jardinópolis, a oito quilômetros do Centro da cidade, três quilômetros do distrito de Jurucê e cinco do limite do município com Ribeirão Preto (SP). O CPP custou R$ 51 milhões aos cofres do governo estadual e foi inaugurado no dia 18 de setembro.