Moradores de Jardinópolis que desperdiçarem água correm o risco de serem multados pelos fiscais da prefeitura. A lei sancionada pelo prefeito José Jacomini (PPS) entrou em vigor na última segunda-feira e visa evitar o desperdício de água na cidade.
"Hoje a perda de água na cidade chega a 50% entre o que extraímos do subsolo, na rede e ligações clandestinas. A inadimplência chega a 35%", diz o prefeito.
A lei municipal prevê que fiscais percorrerão as cidades, principalmente em época de seca, para verificar se as pessoas estão lavando a calçada, carros ou molhando a rua sem necessidade.
Já as indústrias da cidade terão que fazer um plano de economia para evitar o mau uso d’água. Entre as medidas, a indústria terá que implantar sistema de reuso de água e também campanhas de orientação para os funcionários.
Servidores flagrados desperdiçando água poderão sofrer processos administrativos. "Tomamos esta decisão porque não é justo uma parte da cidade sofrer com a falta de água enquanto outros desperdiçam", afirma Jacomini.
Ele explica que após o fiscal constatar a irregularidade o morador será notificado.
"Durante a campanha eleitoral a falta de água gerou muitas reclamações da população e eu me comprometi que resolveria o problema".
Orientação
Para orientar a população, a prefeitura fará uma cartilha com dicas para economizar água. O material será distribuído para todos os moradores da cidade gratuitamente.
Gustavo Soares, administrador, aprova a lei para combater o desperdício de água na cidade. "O povo precisa se conscientizar que não pode desperdiçar água. O que mais tem na cidade é gente jogando água à toa em calçada e rua. Quem sabe mexendo no bolso para", diz ele. A população poderá denunciar o desperdício de água, porque a prefeitura em breve vai disponibilizar um telefone para denúncias.