O Fórum de Jardinópolis apresentou diminuição de 77,88% no volume de de processos em andamento na 1ª Vara Judicial e de 26,91% na 2ª Vara.
Os índices são resultado dos esforços de todos os servidores que se mostraram comprometidos com as metas estabelecidas desde uma visita às unidades da equipe da Corregedoria Geral da Justiça – GAJ3, acompanhada pelo atual secretário da Presidência, Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar, em 2007. Desde então, os servidores vem se empenhando na reorganização do serviço.
As duas unidades judiciais, que contam com um único cartório, realizaram mudanças significativas na distribuição das tarefas, nas seções de trabalho, nos sistemas de produção, além de promoverem reuniões e outras ações motivadoras que levaram a resultados muito positivos.
A Justiça de Jardinópolis conta, de acordo com levantamento de novembro passado, com total de 4.112 processos em andamento na 1ª Vara (que atende demandas Cíveis, Criminais, do Júri, do Jecrim e das Execuções Criminais) e 3.061 feitos na 2ª Vara (Cível, Criminal, Infância e Juventude e Jecrim). Em 2007, a 1ª Vara somava 18.721 processos e a 2ª totalizava 4.188 feitos.
Para 2013, o objetivo é – de acordo com o supervisor Mario Silvio da Rocha Cintra e do chefe de seção Rodrigo Suarez Galvão Pinto – promover esforços para diminuição no atraso no cumprimento das ordens judiciais (digitação), que atualmente é de 90 dias, para os casos tidos como não urgentes. Dessa maneira, espera-se que o a acervo seja reduzido gradativamente.