Moradores fazem abaixo-assinado por falta de ônibus em bairro de Jardinópolis, SP
Moradores do bairro Jardim Maria Regina, construído há seis anos em Jardinópolis (SP), reivindicam a circulação de ônibus urbano no local, reclamando que precisam caminhar até um quilômetro até o ponto de transporte público mais próximo.
Cansados de cobrar o poder público, um grupo de vizinhos decidiu organizar um abaixo-assinado, que foi entregue à Prefeitura nessa semana. O vigilante Joselito Muniz Queiroz disse que já entrou em contato com a Ouvidoria do governo, mas nada foi resolvido.
"Todo o pedido que é feito à Prefeitura em relação ao ônibus, eles inventam histórias. Tenho o resultado da Ouvidoria e eles falam que não tem frota, sendo que nos outros bairros entram. Da minha casa dá 1.200 metros para pegar a entrada do circular", reclamou.
Quem utiliza o transporte público intermunicipal precisa caminhar ainda mais: até 2,5 quilômetros. Segundo a administradora de empresas Elizabeth Oliveira, alguns moradores que trabalham em outras cidades precisam deixar o bairro ainda durante a madrugada.
"Já tentei falar com prefeito, com vereadores e eles não dão atenção. Os papeis ficam lá parados e a população precisa. Ninguém está pedindo esmola e nem favor, é direito de Constituição e nós vamos brigar até o fim", afirmou.
Moradores precisam atravessar o bairro para chegar ao ponto de ônibus em Jardinópolis, SP — Foto: José Augusto Júnior/EPTV
Para levar a filha ao médico, ou mesmo receber vacina, a técnica de enfermagem Elisângela Pereira disse que tem utilizado táxi, para evitar que a criança fique exposta ao sol. Entretanto, o valor da corrida entre a casa dela e o ponto de ônibus chega a R$ 15.
"Eu quase não aguento chegar, ainda mais nesse sol quente. Você chega e já está quase morrendo. Quando você vai a pé, ou quando vai pegar o ônibus para ir para Ribeirão Preto, você não aguenta de tanto cansaço. Muita gente precisa e depende desse transporte", afirmou.
A dona de casa Elmara Helena Cândido de Souza compartilha da mesma reclamação. Segundo ela, o Jardim Maria Regina é o único dos 137 bairros de Jardinópolis não atendido por transporte público municipal. O local tem 950 lotes.
"É embaixo de sol, de chuva, a gente tem que enfrentar essa distância. Às vezes, para sair, a gente tem que pensar vez vezes para pegar um ônibus. Você pega um mototáxi, ou Uber e fica caro. A gente depende do ônibus e gostaria muito que eles passassem mais próximos", pediu.
O vigilante Joselito Muniz Queiroz mostra abaixo-assinado pedindo circulação de ônibus no Jardim Maria Regina em Jardinópolis, SP — Foto: José Augusto Junior/EPTV