Na noite da última terça-feira (30), o Juiz do trabalho, Dr. Amauri Vieira Barbosa (in memorian) foi homenageado com o título de Cidadão Jardinopolense, pelo projeto de autoria da Presidente da Câmara Municipal de Jardinópolis a Veradora Marli Pegoraro.
Na homenagem estiveram presentes, além do público que lotou a Câmara Municipal, autoridades, convidados e amigos do homenageado, entre eles estava o Prefeito de Jardinópolis Dr João Ciro Marconi, os Vereadores Luiz Fernando Riul (Xotô), José Euripedes Ferreira (Chupeta), José Eduardo Gomes Junior (Fofo), a Vereadora e Presidente da Câmara Marli Pegoraro, Ana Luisa Ortelani Valadares (prof. Aninha), Lindenilton Ganda (Gandinha), e Sebastião Ferreira (Tiãozinho).
Entre os convidados estavam o Juiz João Cilli e sua esposa Alessandra Miranda, o Presidente da OAB-SP, 12ª subseção de Ribeirão Preto, Dr Luiz Vicente Ribeiro Correa, a diretora Regional de Ribeirão Preto da AMATRA, Dra. Maria Tereza de Oliveira Santos, o Vice-Presidente da AMATRA, Dr. Alexandre Alliprandino, o representante do TRT, Desembargador Francisco Alberto Giordani, e a Sra. Daniela Cristina Faria, esposa do Dr. Amauri.
Estavam presentes também representantes de algumas secretárias, professores, diretores e estudantes de escolas do município de Jardinópolis, além de escritores como Dr. Roberto Elias e Vasco Pereira de Oliveira.
Dr. Amauri era natural de Itararé-SP, falecido em janeiro de 2019, aos 58 anos, foi Juiz Titular da Vara do Trabalho em Cajuru-SP.
Grande leitor e amante de livros, tinha em sua coleção inúmeros exemplares dos mais diversos assuntos, aos quais mais se interessava eram os de Direito e política, tendo em vista sua profissão, e principalmente amante de ferrovias, herdado de seu pai que fora ferroviário.
Era um admirador de Silva Jardim, aquele que dá nome a Jardinópolis, e não fosse a ocasião de seu falecimento, ele tinha planos para uma palestra sobre Silva Jardim em Jardinópolis ainda esse ano.
Dr. Amauri tinha uma vasta coleção de mais de 3 mil, e ela toda foi doada por sua esposa para o espaço na Câmara Municipal de Jardinópolis, que foi inaugurado na ocasião da homenagem, levando então o nome de Sala de Leitura Dr. Amauri Vieria Barbosa.
A Sala de Leitura conta agora com um dos mais importantes acervos literários da região, estando disponível para toda a população.
Um sonho que foi enfim realizado na gestão do então Presidente da Câmara José Euripedes Ferreira (Chupeta), com o apoio dos demais vereadores e do coletivo Amigos das Bibliotecas de Jardinópolis, que vem realizando todo o trabalho de recolhimento das obras através de doações e ajudando a manter o local.
Após as cerimônias de homenagem e inauguração, foi servido um buffet para os presentes.