Estação Ferroviária Entroncamento (Jurucê)
Informações
Trilhos no local: Não
Ano da construção: 1900
Data da construção do prédio atual: 1916
Construção: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
Status do prédio: Abandonado, cercado e em ruínas.
Inaugurada no dia 01 de junho de 1900, a estação de entroncamento funcionava em um pequeno prédio, localizado próximo às margens do Rio Pardo, alguns metros após a linha férrea cruzar o mesmo, no distrito de Jurucê.
No ano de 1915 com o termino da construção do ramal de Igarapava, iniciou-se a construção de uma nova estação que atendesse melhor as necessidades de um entroncamento com tais proporções, que ao noroeste saia o ramal de Igarapava e para o nordeste a linha do Rio Grande.
A construção da nova estação fora finalizada no ano de 1916, e o prédio original mantido e transformado na casa do chefe da estação. O novo prédio possuía características únicas, em formato de trevo devido as suas três plataformas.
A estação teve os trilhos removidos no ano de 1987, quando já se encontrava em mau estado de conservação, desde então ficando totalmente abandonada e cada vez mais depredada.
Em 22 de junho de 2017 a Prefeitura Municipal de Jardinópolis anunciou que irá restaurar três estações ferroviárias em Jardinópolis e Jurucê, sendo, Estação do Entroncamento, Jurucê e Visconde de Parnaíba.
Fontes:
Estações Ferroviárias do Brasil (Ralph Mennucci Giesbrecht)
Caminhando Nos Trilhos (Israel Foguel)
Prefeitura de Jardinópolis