Estação Ferroviária Visconde de Parnaíba
Informações
Trilhos no local: Não
Ano da construção: 1886
Construção: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
Status do prédio: Em pé, cercado, fechado e aparentemente servindo de depósito.
Inaugurada no ano de 1886, com o nome de Rio Pardo, a estação fazia parte da antiga linha do Rio Grande, e foi construída pelo Engenheiro Brodowski, na fazenda do Visconde de Parnahyba. Em sua inauguração, estavam presentes, o Visconde, o Governador da Província, o Imperador Pedro II e o engenheiro.
Dois anos mais tarde, em 1988, a estação teve seu nome alterado para Visconde de Parnaíba em homenagem ao proprietário da fazenda.
"Para Visconde de Parnahyba, em homenagem, também, aos assignalados serviços prestados á esta empreza pelo seu ex-presidente" (Rel. Mogiana de 15/4/1888).
Em 1968, no dia 01 de fevereiro, a estação foi fechada e transformada em parada. Já no final dos anos 1970, com a baixa circulação na linha, os proprietários da fazenda passaram a utilizar o prédio como depósito.
Em 22 de junho de 2017 a Prefeitura Municipal de Jardinópolis anunciou que irá restaurar três estações ferroviárias em Jardinópolis e Jurucê, sendo, Estação do Entroncamento, Jurucê e Visconde de Parnaíba.
Fontes:
Estações Ferroviárias do Brasil (Ralph Mennucci Giesbrecht)
Estações Brasileiras
Prefeitura de Jardinópolis