Na última terça-feira (22), foram aplicados em Jardinópolis, 486 doses dos imunizantes, entre Oxford/AstraZeneza e Pfizer.
Essa vacinação, contra a Covid-19, se deu na segunda chamada dos munícipes de 50 à 59 anos de idade, e ao final do dia, haviam sobrado 13 doses, que foram aplicadas nas pessoas que fizeram o cadastro no site da prefeitura.
Alguns munícipes que receberam a xepa na última terça-feira (22). (Foto Renato Gomes)O que é a Xepa:São as doses que sobram dos frascos e que não podem ser aproveitadas no dia seguinte por causa do prazo de validade. Como não podem ser desperdiçadas, são aplicadas em pessoas que se cadastraram para esse fim, perto do horário do encerramento diário da vacinação. Cada imunizante tem um tempo determinado de validade após a abertura dos vidros. A da Pfizer pode ser conservada por até seis horas, a CoronaVac por até oito e a da Oxford/AstraZeneca, por 48 horas.
Como funciona o cadastro e a chamada das pessoas para receberem a xepa:Os municípios têm autonomia para distribuir as vacinas que sobram da forma que for mais conveniente para a sua localidade. Em alguns casos, dependendo da cidade, podem convocar pessoas por chamada telefônica, como é o caso de Jardinópolis, ou aplicar em quem estiver de prontidão nos postos, como acontecem em outros municípios, mas não em Jardinópolis, explica Mauro Junqueira, secretário executivo do Conasems (Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde), órgão responsável por articular entre gestores de saúde a distribuição das vacinas nos municípios.