Esse vai ser o quarto ano consecutivo que a Prefeitura não realiza o Carnaval.
Em 2016, ainda na gestão do prefeito José Jacomini, o cancelamento foi para evitar gastos e o valor de quase R$ 200 mil seria destinado à saúde, como foi noticiado na edição impressa do Jornal Mídia nº 494 de 30 de janeiro de 2016.
Na época, em entrevista com o prefeito, o mesmo falou “Quando for necessário enviarei o projeto, para fazer uso dessa verba, para os Vereadores apreciarem. Eram previstos vários cortes no orçamento, devido à queda na arrecadação. O carnaval é apenas um desses cortes”.
Nos anos de 2017 e 2018, os motivos foram os mesmos, não houve planejamento da administração pública, e com isso não teria verba destinada para a realização.
Agora em 2019 a Prefeitura Municipal de Jardinópolis foi questionada através da assessoria de imprensa os motivos para a não realização do Carnaval, em resposta foi informado que nas redes sociais da Prefeitura teria sido avisado, mas a única informação que achamos foi que apenas não teria o Carnaval.
Até a publicação dessa matéria ainda não recebemos uma informação oficial da assessoria de imprensa da Prefeitura.
Em uma conversa com o Secretário de Cultura e Turismo de Jardinópolis, Guilherme A.B.C. Ishie, não houve novamente planejamento da administração pública para a realização do carnaval, por conta disso não teria verba, mesmo que ele tivesse interesse para realização, os gastos seriam muito altos.
Segundo Guilherme, a verba que viria para pasta de Cultura e Turismo foi destinada para projetos como a Semana Cultural Neco Rosseto; Semana do Livro, Leitura e Biblioteca; Reforma da Biblioteca, Reforma do Museu e com isso não teria verba suficiente para realização de um carnaval que demanda um orçamento maior.
Em Jurucê nesse ano vai acontecer o desfile do Bloco das Dondocas na Praça São Pedro, próximo ao Bar do Cuca no sábado (2) das 16h até as 22h. Já são cinco anos de evento organizado por Renato Paziani, seus familiares e entre amigos. “Vai ter um carro com som do Leo e do Mineiro para animar com músicas de carnaval, como marchinhas, samba e axé, são cinco anos que organizamos entre a gente, sem nunca ter nenhum tipo de problema” comenta Renato.
O Bloco das Dondocas recebe apoio e ajuda do Bar do Cuca, Supermercado Salomão, Farmácia de Jurucê, Posto de Combustível de Jurucê, Bar da Tigrinha e do Armazém.