Na última sexta-feira (11) o governo de São Paulo antecipou a vacinação contra Covid-19 de todos os profissionais com 18 anos ou mais que atuam na educação básica pública e privada do estado, cerca de 363 mil trabalhadores da educação vão receber as duas doses da vacina.
Em Jardinópolis a vacinação na sexta-feira correu normal, e hoje (14) voltou a atender os profissionais de saúde, além de outras pessoas com prioridades, como as gestantes, com ou sem comorbidades, pessoas com deficiências permanentes, pessoas com comorbidades de 18 a 59 anos.
Fila para a vacinação das pessoas com comerbidades, gestantes e com deficiência. (Foto: Renato Gomes)Local destinado a vacinação dos professores. (Foto: Renato Gomes)Estivemos no local da vacinação na cidade, que fica no Centro Esportivo Pref. Newton Reis, e acompanhamos alguns profissionais da educação e outras pessoas, que foram se vacinar.
Entre os professores que vacinaram hoje, estava Tiago Facci, que é Mestre e Doutor em Ciências, pela Universidade de São Paulo (USP), além de professor de Ciências para o ensino fundamental, e de Química para o ensino médio, no Colégio Objetivo. Tiago vacinou no período da manhã, e em entrevista nos disse: "É importante que toda população entenda que a vacinação é a única solução para a pandemia. Independente da marca da vacina, todos devem se vacinar. Só com a vacinação ampla poderemos voltar ao normal. Até lá, devemos manter o isolamento social e continuar usando máscara."
O Prof. Tiago sendo vacinado. (Foto: Divulgação/Tiago Facci)Acompanhamos a Professora de Educação Infantil e Fundamental I, Andresa Pegoraro Couri Veiga, durante sua vacinação a tarde, e assim que terminou comentou: "apesar de que eu já tenha sido infectada com a Covid 19 e que as vacinas ainda estão sendo testadas e foram liberadas emergencialmente, sinto-me no dever de aderir ao movimento, pois pretendo voltar ao trabalho o mais rápido possível, oferecendo uma maior segurança aos alunos."
A prof. Andresa sendo vacinada. (Foto: Renato Gomes)A Coordenadora de Atenção e Saúde, Natália Freitas, responsável pela coordenação da vacinação no município, nos recebeu muito bem, e explicou sobre o processo de vacinação. "A pessoa chega e é recebida na entrada onde é verificada a condição dela, e é feito o cadastro na hora, no caso dos professores basta apresentar comprovante da validação do QR CODE, documento com foto, CPF e RG e o Cartão Nacional do SUS."
Apesar de muitas pessoas passarem pelo local, existem álcool em gel para todos, assim como o distanciamento é sempre mantido.
Segundo a Natália, até o momento em que estivemos no local de vacinação, por volta das 14h30, aproximadamente 500 pessoas haviam sido vacinadas só no dia de hoje (14), até aquele momento, sendo que a vacinação aconteceu até as 16h, muitas outras pessoas passaram pelo local, inclusive pelo drive-thru, com a vacinação sendo realizada sem que o cidadão precisasse sair do seu veículo.
Munícipe sendo vacinado no Drive-thru. (Foto: Renato Gomes)Segundo a Secretária de Saúde Jardinópolis, Ivanice Maria Cestari Dandaro, a próxima etapa da vacinação no município estava prevista para a próxima quarta-feira (16), para pessoas com idade entre 55 e 59 anos, como foi divulgado pelo governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), mas como a cidade ainda não recebeu as próximas doses, é mais provável que aconteça na sexta-feira (18).
Assim que as doses chegarem, a prefeitura deve divulgar as próximas datas.
Agora ao final da tarde a Prefeitura Municipal de Jardinópolis divulgou os números da vacinação na cidade em sua página oficial do facebook, sendo eles:
Até o momento temos:
1ª Dose - 11.224 vacinados
2ª Dose - 4.802 vacinados
Cobertura da 1ª Dose - 25,04% da população*
Cobertura da 2ª Dose - 10,67% da população*
Total de doses aplicadas - 16.026
(*Segundo IBGE a população é de 44.970 habitantes)
Para mais informações sobre a vacinação e outros dados da Covid-19 pela prefeitura, acesse o site clicando AQUI.
Fotos: Renato Gomes